terça-feira, 10 de agosto de 2010

“Vamu gastá que o dinheiro não é meu”

Publicado por Adriana Vandoni

(Giulio Sanmartini) O presidente “reprodutor” do Paraguai, Fernando Lugo, e o da Bolívia, Evo Morales, que comandam duas republiquetas de borra, especializaram-se em obrar na cabeça do colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Evo Morales começou a peitar Lula em 2006, quando a 1° de maio despachou tropas para ocupar os campos de gás da Petrobras no seu país, alguns meses depois confiscou as instalações e o fluxo de caixa das refinarias da Petrobras boliviana Todavia a pusilânime diplomacia brasileira, reconheceu que se trataram de  “atos inerente à sua soberania”.

Com o Paraguai, apesar de ser mais sutil, a luta se parece a mesma. O atual presidente, o ex-bispo, Fernando Lugo, usou como tema principal de sua campanha eleitoral (2008) as reclamações sobre Itaipu, fazendo com que junto ao eleitorado  Brasil parecesse com imperialista e  usurpador e que aviltava o preço da energia elétrica comprada aos guaranis.

Nesses dois anos após sua posse, mesmo aparentando ser amigo do Brasil,  Lugo continua fazendo da revisão do tratado de Itaipu uma meta devastadora e inflexível, onde quer tudo sem dar nada. Fato que o Brasil não afronta da melhor forma essa situação, aparentando uma injustificada fraqueza.

Nada de novo acontecia, quando de repente soube-se que o presidente Lugo era portador de um câncer linfático. No último dia 4, como comentado aqui, o presidente paraguaio foi submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada de um gânglio na virilha. Apesar do diagnóstico e da última cirurgia, ele passa bem e não sente dores, de acordo com sua assessoria.

Mas o presidente Lula com sua megalomania (usando o dinheiro dos outros, muito bem entendido), não fez por menos, ofereceu o avião presidencial para transportar o presidente Fernando Lugo de Assunção para São Paulo na próxima terça-feira. Lula também ofereceu todo o apoio logístico necessário para o tratamento. As informações foram confirmadas neste sábado pela assessoria internacional da Presidência da República brasileira (leia-se a abjeta figura de Marco Aurélio Garcia).

Lugo fará exames no Hospital Sírio-Libanês. “O presidente Lugo conta com o apoio do governo brasileiro”, informou a assessoria da Presidência da República do Paraguai.

A previsão é de que Lugo fique dois dias em São Paulo para definir o tratamento a que será submetido. A expectativa é de que o tratamento dure seis meses.

Enquanto isso os cidadãos brasileiros que estão pagando as benesses dispensadas a Lugo, por falta de assistência do governo, morrem nas intermináveis filas dos hospitais públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário